segunda-feira, 7 de maio de 2012

Caso de homicídio no Bairro de Cundoc em Bissau


Caso de homicídio no Bairro de Cundoc em Bissau  
No dia 11 de Março de 2012, pelas 16H00, Aconteceu caso de homicídio onde o marido espancou a sua esposa até à morte.   

        

Segundos as declarações dos familiares da vítima, o casal se envolveu nas discussões intensas que resultou na briga, onde o marido espancou fisicamente a esposa, tendo recorrido objecto “ pedra “ , e atingiu-a mortalmente.


 A malograda de nome Incula Mada Augusto Bana, de 26 anos de idade, tinha gémeos de 1 (um) ano de idade e que se encontram sob o controlo da avó materno de nome Mada, 60 anos de idade. 

Eis os nomes dos gémeos: Deuna Fernando Bonson e Deolino Fernando Bonson, ambos nascidos no dia 04 de Março de 2011 em Bissau.



Tratando de questão de choro, estavam aglomerados os familiares que, ao longo das entrevistas feitas pelo Sr. Fernando Cá, Administrador da AMIC, ninguém estaria em condições de assumir educação dos gémeos, aliás a malograda já tinha uma filha de 6 anos e que vivia com a sua tia desde há muito tempo. 

Portanto, mostraram impotente em responsabilizar pela educação das crianças, o que lhes moveram a pedir socorro às instituições de caridade que pudessem colaborar inclusive a retirada das mesmas naquele meio- 

Da parte do inquiridor, Sr. Fernando Cá, mostrou a possibilidade da casa de acolhimento “ BAMBARAN” poder vir a colaborar, segunda a conversa tida no dia anterior com às irmãs católicas responsáveis do orfanato, só que tem critério onde as crianças deveriam ficar por tempo inteiro sob os cuidados daquela instituição. 

Segundo, o Sr. Francisco Augusto Bana, tio das crianças disse que o essencial é salvar a vida das crianças. No entanto, alimentou a possibilidade de visita periódica às crianças no orfanato da parte um elemento indicado pela família, mas o resto caberia os responsáveis do orfanato em termos de educação e futura formação das mesmas. 

Ainda o inquiridor exibiu um formulário, tendo-o preenchido com dados das crianças e seus progenitores.  

No momento em que se decorria tal levantamento sobre a situação das crianças, o pai das mesmas se encontra na prisão por razão de homicídio. 

               
Houve vários contactos com a irmã Esperanza, Directora do orfanato “ Bambaran”, onde chegamos a conclusão de que os familiares das crianças devem reunir e indigitar uma pessoa que se encarregasse de organizar processos das crianças (declaração fornecida pela casa Bambaran para ser preenchida e autenticada nos serviços notariado, registo da crianças, certidão de óbito da mãe). 

Após os acertos ao nível da família, reiteraram a confiança ao Sr. Francisco em continuar com o processo. 


Já no dia 11 de Abril de 2012, pelas 12H45, as crianças foram encaminhadas às instalações do orfanato Bambaran e foram recebidas pelas 2 irmãs gestoras do orfanato. 

Mas antes da recepção das crianças, as irmãs explicaram de novo para a família, sobre as condições com que as crianças são recebidas, conforme consta na declaração previamente preenchida e autenticada pelo representante da família. Todos foram unânimes em aceitar, inclusive os familiares que acompanharam as crianças para o orfanato, mostraram às irmãs, as roupas das crianças. A única dificuldade era que as crianças eram tão parecidas e constituía o bloqueio em identifica-las, ao ponto da irmã escrever num autocolante, o nome de cada uma e colar na sua cama e nos seus braços. Foi então que se fez as fotos que testemunham o acto da entrega das crianças. 

As irmãs agradeceram a boa colaboração da AMIC no processo e prometeu trabalhar em colaboração com esta instituição. 

De igual modo, o Sr. Fernando Cá, agradeceu o gesto e disse que o essencial é a protecção das crianças, uma vez a mãe faleceu, é preciso encontrar um lugar como a casa bambaran ou noutro lugar seguro. 


Disse ainda que toda a colaboração será bem-vinda porque realmente as crianças precisam da protecção da parte dos adultos, para poderem crescer livremente e tornar adultos responsáveis na nossa sociedade. 

Contacto do tio das crianças : Francisco Augusto Bana, Tlm: 6772663 / 5490259

1 comentário:

  1. Parabéns pelo vosso trabalho de apoio a crianças vitimizadas e desprotegidas numa situação tão triste...

    Onde podemos ver essas fotografias?

    ResponderEliminar